I Congresso Internacional de Medicina Chinesa

I Congresso Internacional de Medicina Chinesa

Diogo Calado

Título: Desafios e Constrangimentos da Medicina Tradicional Chinesa como Área Científica: O que Podemos Aprender com a História da Medicina Dentária Moderna

Após a completa regulamentação da Acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa como profissões independentes em Portugal, estas parecem ter dificuldades para vingar no ensino superior, o que se pode confirmar através dos relatórios emitidos pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Para além da medicina convencional (ou ocidental), a Medicina Dentária Moderna é a única profissão de saúde com amplo reconhecimento internacional com autonomia para a prescrição de medicamentos e para a execução de procedimentos cirúrgicos, valências atribuídas a profissões médicas e que também fazem parte do rol de competências das profissões de Acupuntura e de Medicina Tradicional Chinesa na China, país com um sistema dual de medicina e de onde estas duas profissões são originárias.

No passado, a Odontologia foi uma ocupação desempenhada por barbeiros e dentistas itinerantes, não sendo considerada uma profissão de saúde. Mais tarde, já como profissão de saúde, a Medicina Dentária em Portugal e em vários países europeus era considerada uma valência da Medicina, como especialidade de Estomatologia. No início dos anos 90 do séc. XX, a Medicina Dentária Moderna acabou por ser regulamentada como profissão independente, com total autonomia técnica e deontológica, afirmando-se ainda como área científica no ensino superior.

Como explicar o sucesso da Medicina Dentária Moderna como profissão independente e que paralelismos poderemos estabelecer com a Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa? Que elementos da história da profissão de Medicina Dentária Moderna poderão ajudar a Medicina Tradicional Chinesa a ultrapassar os atuais desafios e constrangimentos para se afirmar como área científica?


Sessão

18/04
14:00
120min
Desafios Profissionais da Medicina Tradicional Chinesa e da Acupuntura
Man Teng Iong - Confirmado, Diogo Calado

O exercício da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e da Acupuntura, embora milenar e com crescente aceitação popular, é marcado por uma série de desafios profissionais que se manifestam em múltiplas esferas: do edifício legal, à aceitação científica, passando pela educação e pela própria prática clínica. Conhecer estes obstáculos é crucial para garantir a segurança dos pacientes e o desenvolvimento da profissão, neste painel diferentes académicos abordarão o atual estado da arte, os entraves desafios e soluções para uma cada vez maior afirmação e integração plenas da Medicina Tradicional Chinesa e da Acupunctura no sistema de saúde.

Plenário
Sala de conferência